quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Reportagem - 2015 um ano difícil

A presidente Dilma Rousseff ganhou nas urnas com 55,7 milhões de votos por mais quatro anos para fazer o que não conseguiu em seu primeiro mandato. Terá o desafio de colocar o país no rumo de crescimento sustentável.


Eis uma triste constatação em muitos aspectos, o Brasil em 2014 está em pior condição que 2010. Desde  da redemocratização, Dilma é a primeira presidente a encerrar seu mandato com indicadores de qualidade piores do que seu antecessor: os juros ,a inflação, a dívida publica estão mais altos nos últimos quatro anos e o crescimento e os investimentos estão baixos, tudo isso por efeito direto dos equívocos que só podem cair na conta da própria presidente, ou no máximo do ex- presidente Lula, de quem era a principal ministra .Uma vez reeleita terá que desfazer todos esses erros que ela cometeu, e entregar, ai sim, para outro presidente numa situação melhor  que a atual em 2018.
No discurso que ela fez logo após sua vitória disse em mudanças e que a reeleição deve ser encarada com um “voto de esperança na melhoria  mas não dos atos” de um governante. Não demorou muito para o governo agir de maneira contraria  a suas palavras. Dois dias  depois o dólar já subiu, por exemplo. Em outra frente, Dilma comprou mais de uma briga com o Parlamento. O país acaba de sair das eleições e ela fala que em plebiscito para reforma politica, não é assim que ela vai melhorar sua relação com a Casa. Como já era de conhecimento da maioria que a bomba- relógio dos preços iria estourar pós- eleições. Para evitar que a inflação estourasse o teto, o governo segurou preços administrados como a gasolina, que precisavam ser corrigidos. Essa bomba já estourou e vai piorar ainda mais, para o próximo ano teremos reajuste na gasolina, na energia elétrica e no transporte publico.

Enfim 2015 e os próximos quatro anos serão muitos difíceis para a Classe media e os ricos que são quem banca a redistribuição de renda como bolsa família e afins e paga os juros altíssimos. Para a classe C e D nada vai mudar pois vão continuar suas bolsas famílias e afins.

Por Anna Clara Ribeiro

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Reportagem - Fim do “lixo eleitoral”


A eleição 2014 já terminou e os candidatos já foram escolhidos, porém o que ainda continua são as propagandas eleitorais nas ruas. Mas os candidatos que disputaram as eleições 2014 tem outra preocupação, retirar o “lixo eleitoral”, é o que determina o Tribunal Regional Eleitoral (TSE). O prazo para que os candidatos retirem suas propagandas é de 30 dias após o segundo turno, isso equivale apenas para os candidatos que disputaram o segundo turno, pois para os que só disputaram o primeiro turno o prazo acabou no dia 04/11/2014, independentemente se o candidato ganhou ou não as eleições.
Chama-se “lixo eleitoral”, todos os cartazes, faixas, cavaletes, placas, muros pintados de propagandas eleitorais. Todo esse “lixo” devem ser retirados e restaurados.

O candidato, partido ou coligação que extrapolar a data limite para a retirada das propagandas, será punido por multa diária, o valor pode ser a partir de dois mil reais até oito mil reais.Quer saber mais acesse o site do TSE www.tre-mg.jus.br.

Por Mônica Taísse



domingo, 2 de novembro de 2014

Reportagem - As propostas que podem mudar o Brasil

As propostas que podem mudar o Brasil

A eleição de 2014 para presidente está sendo uma das mais disputadas da história do Brasil. Depois da morte trágica do presidenciável Eduardo Campos, Marina Silva (sua vice), Dilma Roussef (atual Presidente) e Aécio Neves seguiram como os principais candidatos no primeiro turno. O PT e o PSDB foram para o segundo turno. Os respectivos planos de governo foram divulgados durante toda campanha e nos debates nos programas de televisão.

            As propostas apresentadas pelo PT em relação à saúde são expansão do programa mais médicos, ampliação das UPAS e melhoria no atendimento da rede. Na educação, universalização da educação infantil, disponibilização gradativa de 75% royalties do petróleo e 50% dos excedentes em óleo do pré-sal para o setor.  Já na área ambiental manutenção do compromisso de redução de emissão e aceleração da implementação. No setor de segurança a ampliação da presença do Estado em territórios vulneráveis por meio do incentivo à adesão dos estados ao Programa Brasil Seguros e ao Programa Crack, é Possível Vencer. O fortalecimento de política macroeconômica sólida e combate à inflação são os passos prometidos para melhorar a economia. Nos programas sociais, a continuidade à inclusão de famílias mais pobres e continuando com a bolsa atleta. Saiba mais das propostas em: www.dilma.com.br/

O partido Tucano promete o aumento dos investimentos em saúde para 10% do orçamento, criação de 500 Centros Especiais de Saúde com médicos especializados e melhorias no programa Mais Médicos. Aumento do investimento na área 7% do PIB até 2019 na educação, aumento de vagas na pré-escola e no Ensino Médio diurno e criação do ProMédio, funcionaria como um ProUni, oferecendo bolsas de estudo para alunos carentes em escolas particulares. Resgate do papel de pesquisa da Embrapa nos biomas brasileiros, ampliação da participação da energia solar e da eólica, no ambiente.  Na economia uma política fiscal transparente e livre de flutuação da taxa de câmbio. Criação do Superministério da Agricultura. Manutenção da Bolsa Família com o projeto de torná-lo programa de Estado, criação do programa Dignidade, com objetivo de benefícios a qualidade de vida dos idosos. Saiba mais das propostas em: www.aeciosenador.com.br/

Por Cássia Galhardo

Fotos

Campanha para as Eleições 2014
Mesários na Seção Eleitoral
Mesários na Seção Eleitoral
Campanha para as Eleições 2014


Fotos/ Anna Clara Ribeiro





Contato





Produção:
 Cássia jéssica Galhardo Felipe
Mônica Taísse
Anna Clara Ribeiro

Pauteiro
Mônica Taísse
Cássia Jéssica Galhardo

Réporteres
Anna Clara Ribeiro
Cássia Jéssica Galhardo
Mônica Taísse

Cinegrafista
Anna Clara Ribeiro
Cássia Jéssica Galhardo

Editora Chefe:
Mônica Taísse

Contatos:

Cássia Jéssica Galhardo Felipe
email: jessicatriz19@hotmail.com

Mônica Taísse
email: monicataisse@bol.com.br

Anna Clara Ribeiro

email: anna-clararibeiro@hotmail.com

Videos

Enquetes
 
Entrevista Exclusiva- Professora e Historiadora Virna Ligia Fernandes Braga
Entrevista com o deputado Isauro Calais- Áudio